HISTÓRIA E PATRIMÓNIO
TURISMO EM REDE
Turismo
religioso
Turismo
histórico
Turismo
cultural
Turismo Religioso


imagem
Concatedral de Miranda do Douro (Sé)


A Concatedral de Miranda do Douro, antiga Sé de Miranda do Douro, é um templo católico cuja construção teve início em 1552, inserindo-se na tipologia de sés mandadas construir por D. João III, com uma fachada harmónica, em que um corpo central é ladeado por duas poderosas torres, e um interior em três naves abobadadas à maneira gótica, com cruzaria de ogivas de nervuras visíveis. O templo foi concluído na última década do século XVI.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Santuário de Nossa Senhora do Naso


O Santuário está situado no lugar da Cruz das Lombardas, a Nossa Senhora é conhecida por "Rainha dos Mirandeses". Segundo as lendas sobre a origem deste culto, neste local, à beira de um caminho romano e medieval, no período asturo-leonês, já os soldados da Reconquista teriam homenageado a Nossa Senhora.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Capela de Nossa Senhora da Luz


Localizada em Constantim, a capela é uma ermida antiga, ainda com contrafortes, já a configuração da fachada é bastante mais recente, devendo remontar já ao séc. XVIII ou mesmo XIX. Ocupa uma posição privilegiada, no monte arredondado de N. S. da Luz, com cerca de 900m de altitude, sobranceiro.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Igreja da Misericórdia de Miranda do Douro


A Santa Casa da Misericórdia foi fundada pelo Bispo D. Rodrigo de Carvalho, entre 1554 e 1559. A construção da sua igreja terá ficado pronta em 1589. A janela neoclássica da fachada é do séc. XVIII. Depois de Sé, que ainda não estava concluída, o maneirismo plasmou-se também neste templo nos mostra o arco de meio ponto do portal, ladeado por duas colunas toscanas, com capitéis dóricos. No interior, o retábulo do altar-mor, o das almas e o da Srª da Misericórdia todos do séc. XVII, merecem uma visita atenta.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Igreja Paroquial de Constatim


Igreja medieval remodelada, constituída por duas naves, uma fachada de tipo torre escalonada e um alpendre lateral. No interior, destaque para alguns retábulos de talha datados do século XVIII. Foi construída na Idade Média e remodelada e ampliada entre o século XVI e o século XVII.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Igreja Matriz de Sendim


Também conhecida como Igreja de Santa Bárbara. É de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor retangulares. A sua fachada é rasgada por um portal de arco completo assente em duas pilastras, encimado por arquitrave, sobrepondo-se um nicho com a imagem de Santa Bárbara ladeado por dois pináculos. Está encimado por uma dupla sineira, sendo estas por uma mais pequena.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Santuário da Nossa Senhora do Monte – Matriz de Duas igrejas


É uma igreja construída no século XVI de uma só nave, com cinco tramos divididos por quatro arcos-diafragma, que exteriormente correspondem a contrafortes. A cabeceira é mais elevada do que a igreja. O arco triunfal está ladeado pelo retábulo do Senhor da Piedade e da Senhora da Soledade, uma obra de talha barroca setecentista. Possui vestígios diversos de pinturas quinhentistas.


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Igreja do Barrocal do Douro


Localizada na envolvente da Barragem da aldeia de Barrocal do Douro, a Igreja do Barrocal do Douro com uma traçada arquitectónica moderna, integra-se na arquitetura do "Moderno Escondido".


Adicionar aos desejos
Partilhar
imagem
Capela de Santo Cristo


Localizada em Picote, a Capela de Santo Cristo, possui um conjunto de pinturas afresco datadas da primeira metade do século XVI, descobertas recentemente que estão a ser restauradas para todos os visitantes possam apreciar e contemplar o seu verdadeiro valor histórico e cultural.


Adicionar aos desejos
Partilhar